Grandes projetos para espaços pequenos
Ideias criativas para decorar casas ou apartamentos pequenos, otimizando o tamanho dos ambientes
22 de Fevereiro de 2011

Cada vez mais as pessoas vivem em espaços compactos, principalmente, nas grandes cidades como São Paulo, Nova York e Tókio, onde os preços dos imóveis aumentam constantemente. Por isso, torna-se necessário lançar mão de alguns truques dentro do desafio de decorar ambientes pequenos.Tentar utilizar mobiliários flexíveis é o primeiro passo. Eles precisam ter várias funções como, por exemplo, um sofá-cama, uma estante que sirva tanto para guardar livros como para fazer a divisória de um ambiente, uma mesa que sirva de apoio assim como para trabalho ou refeições.

Outra grande dica é saber organizar os ambientes. Tudo que não fizer parte da decoração não deve estar aparente. Evite estantes abertas para colocar a ‘bagunça’. É melhor optar por um armário fechado com portas espelhadas. Falando nele, o espelho é um elemento essencial em apartamentos pequenos, pois é capaz de duplicar o tamanho do ambiente, dando a sensação de maior amplitude e, consequentemente, promovendo maior sensação de bem estar.A escolha das cores do mobiliário e das paredes também são pontos importantíssimos na hora de decorar. Não há dúvida em dizer que as cores influenciam diretamente nos ambientes: cores claras abrem os espaços. Uma boa iluminação também é essencial. Nada pior do que uma casa pequena e, além de tudo, mal iluminada. A luz tem o poder de transformar ambientes, e no caso dos pequenos espaços, o mais indicado é que se faça uma iluminação aberta e com poucos pontos focais. 

Podemos aplicar o princípio também de que quanto mais portas de correr na casa, menos espaços perdidos. Isso vale tanto para portas de armários como para janelas e portas externas. Seguindo essas pequenas regras, é possível otimizar os espaços e tornar a nossa casa mais aconchegante e espaçosa.

voltar para notícias